quinta-feira, 26 de novembro de 2020

A Sombra do Vento


Olá
Antes de qualquer informação sobre este espectacular livro peço desculpas a todos porque sei que o texto é bem grande e com algumas citações (de tantas que gostei escolhia algumas), mas para quem gosta de ler isto poderá dar uma vontade enorme de pegar neste livro e lê-lo de fio a pavio como se costuma dizer.... =)


Nome do autor: Carlos Ruiz Zafón

Título: A Sombra do Vento

Editor: Dom Quixote, 1ª edição

Local e data: Lisboa, Setembro de 2004


O autor: Carlos Ruiz Zafón nasceu em 1964 em Barcelona. Com o seu primeiro livro, “El Príncipe de la Niebla”, obteve o prémio Edebé em 1993. Desde então publicou quatro romances, sendo um deles A Sombra do Vento que ganhou o prémio de romance Fernando Lara 2001 e o prémio Llibreter 2002.



Resumo:Tudo começa em 1945, quando Daniel Sempere completa os seus 11 anos. O seu pai, ao ver o filho triste por não se conseguir lembrar do rosto da mãe já morta, leva-o numa madrugada fantasmagórica, ao Cemitério dos Livros Esquecidos, uma biblioteca secreta e labiríntica, onde se encontram obras abandonadas pelo mundo, esperando por um novo leitor, um novo espírito. Lá, Daniel escolhe um livro que tem com título A Sombra do Vento escrito por Julián Carax, um barcelonês. Ao lê-lo Daniel fica com um grande fascínio pelo autor e começa a procura das suas obras e descobre que alguém tem queimado todos os exemplares. O que Daniel tem em mãos pode ser o último.

Na sua busca primeiramente inocente, acaba por descobrir os segredos mais obscuros de Barcelona. E assim vai conhecendo personagem que o vão ajudando a resolver o mistério sobre Julián. Conhece Dom Gustavo Barceló, um livreiro, seriamente interessado na compra do livro mas Daniel não o vende por preço nenhum; Clara Barceló, sobrinha de Dom Gustavo, que é cega. Clara será quem mostra a Daniel os primeiros elementos de Carax e da sua obra. Daniel acaba por se apaixonar por Clara, que acaba por desiludi-lo; Um mendigo, Fermín Romero de Torres, que lhe diz que trabalhava no serviço de informação, espionagem. Um dia quando o pai lhe diz que precisa de um empregado Daniel lembra-se de Fermín, e assim, com o passar do tempo ele conta-lhe que anda a tentar descobrir os segredos de Julián Carax. Inconscientemente, Fermín torna-se o melhor amigo de Daniel, mais que o próprio pai.

À medida que vai descobrindo coisas sobre Carax, Daniel percebe que a sua obra está relacionada com uma história de amor entre o próprio Julián, filho de um modesto chapeleiro, e Penélope Aldaya, filha de uma família da alta sociedade. Enquanto as personagens e a cidade lhe vão revelando os seus segredos e mistérios deste amor, o próprio Daniel também vai descobrir o seu verdadeiro amor por Bea (Beatriz), a irmã mais velha do seu melhor amigo, Tomás Aguilar. Daniel leva-a ao Cemitério dos Livros Esquecidos, apresentando-lhe Julián Carax e A Sombra do Vento.

Na sua busca da verdade, conhece também Nuria Monfort, uma antiga secretária pessoal da editora Cabestany, editora dos livros de Julián Carax. Esta conta-lhe o que sabe sobre Carax mas, oculta-lhe factos importantes, tais como a amor entre Penélope e Julián, o verdadeiro nome do seu pai, já que o chapeleiro não o era.

Através de Bea, Daniel fica a saber onde foi a antiga casa dos Aldaya. Ambos vão visitá-la, acabam por descobrir alguns segredos. A casa tinha como nome O Anjo da Bruma. Diziam que a casa estava assombrada, por isso nunca foi vendida a não a ser aos Aldaya e foi baptizada como Villa Penélope.

Fermín e Daniel vão ter com Jacinta, antiga aia de Penélope, que estava num sanatório. Ela conta-lhes que Julián e Penélope queriam casar, mas ele foi obrigado a fugir para Paris, porque senão era morto por Dom Ricardo, por uma razão que até agora desconhecida. Depois desta visita, à saída, Fermín e Fumero voltam a encontrar-se, este espanca-o. Daniel sem saber ao certo o que fazer, leva-o para a casa de Dom Gustavo, este acaba por saber da “história” e promete ajudá-los, assim os três pensam num plano, plano esse que será voltar a falar com Nuria.

Fermín segue Nuria depois da discussão com Daniel. Nuria acaba por não lhe dizer tudo, apenas lhe dá a certeza que ele não sabe onde é que se está a meter, aquele jogo era demasiado perigoso não só para ele. Nessa noite Nuria morre, Fermín desaparece e através de Don Anacleto ficam a saber que Fermín é acusado desse assassinato e que Fumero quer matá-lo, arranjando assim uma desculpa para esse crime.

Depois do funeral de Nuria, Daniel volta à sua casa onde encontra Isaac. Este dá-lhe um manuscrito que tinha escrito Nuria Monfort: Memória de Aparições – 1933-1955. Neste manuscrito, Nuria conta-lhe tudo aquilo que sabe sobre Julián Carax e a sua vida: conta-lhe que se apaixonou por ele, mas que o único amor da sua vida foi Penélope. Daniel fica saber que Penélope e Carax eram irmãos por isso Don Ricardo deixou morrer a filha num quarto enquanto tinha o filho de Julián, David Aldaya. Descobriu que Julián não morreu naquele incêndio. O corpo que foi encontrando de facto era dele. Mas apesar de estar carbonizado, Julián – o Miguel – sobreviveu. Para que Fumero não descobrisse que este ainda estava vivo, Nuria registou-o no hospital como Miguel Moliner.

Daniel soube que o homem com a cara queimada que um dia lhe perguntou se queria vender o livro A Sombra do Vento, era Carax que andava atrás dos seus livros para os queimar.

Fumero, Daniel, Bea e Carax voltam a encontrar-se na antiga casa dos Aldaya, O Anjo da Bruma. Nesta casa Daniel encontra Bea, desaparecida por os pais terem descoberto que estava grávida dele. Carax e Fumero discutem e para que este não mate Julián, Daniel acaba por levar um tiro que era para Carax.

Depois de Daniel melhorar casa com Bea e meses depois nasce o seu filho, Julián. Quando este completa 10 anos de idade, Daniel, leva-o até ao Cemitério dos Livros Esquecidos tal como o pai já o tinha feito à anos atrás.

Citações: “(…)mas a mim pareceu-me que o Julián viva no passado, encerrado com as suas recordações. O Julián vivia portas adentro, para os seus livros e dentro deles, como um prisioneiro de luxo.” (página 143)

De livros malditos, do homem que os escreveu, de uma personagem que se escapou das paginas de um romance para o queimar, de uma traição e de uma amizade perdida. É uma história de amor, de ódio e dos sonhos que vivem na sombra do vento.” (página 153)

Contei-lhe que até aquele momento não tinha compreendido que aquela era a história de gente só, de ausências e de perda, e que por essa razão me tinha refugiado nela até a confundir com a minha própria vida, como quem escapa através das páginas de um romance porque aqueles que precisa de mar são apenas sombras que vivem na alma de um estranho.” (página 154)

Os livros são espelhos: só se vê neles o que a pessoa tem dentro – replicou Julián.” (páginas 178)

Vi-me então a mim mesmo através dos meus olhos; apenas um rapaz transparentes que tinha conquistado o mundo numa hora e que ainda não sabia que o poderia perder num minuto.” (página 206)

Falar é de ignorantes; calar é de cobardes; ouvir é de sábios.” (página 244)

A cada passo podia sentir o frio, o vazio e a fúria daquele lugar, o horror do seu silêncio, dos rostos aprisionados em velhos retratos abandonados à companhia das velas e flores mortas.” (página 289)

É curioso como julgamos os outros e não nos apercebemos do que há de miserável do nosso desdém a não ser quando nos falam, a não ser quando no-los tiram. Tiram-no-los porque nunca foram nossos…” (página 293)

As recordações são piores que as balas.” (página 349)

Naqueles dias aprendi que nada mete mais medo do que um herói que vive para contar, para contar o que todos os que caíram ao seu lado nunca poderão contar.” (página 350)

As vidas sem significado passam de largo como comboios que não param na nossa estação. Entrementes, as cicatrizes da guerra fecharam-se à força.” (página 352)

Comentário: Este foi um dos melhores livros que já li até hoje é aquele tipo de livros que dá vontade de voltar a ler no momento em que acabamos de o fazer. Um livro com “ uma história inesquecível sobre os segredos do coração e o feitiço dos livros.”

Um romance destes não se explica, contempla-se em silêncio. Mas, se tivesse que defini-lo em duas palavras diria que este livro é simplesmente único. Por isto aconselho a lê-lo porque realmente a história prende-nos até a última página.

19 comentários:

claudia disse...

Olá...realmente parece mesmo interessante!Agora estou a terminar de ler o livro "Expiação" e quando terminar vou-me decidir por uma das tuas sugestões! Já agora convido-te a visitar uma das outras minhas apixões: o artesanato, no blog http://joiasecousas.blogspot.com

jx

Nile e Richard disse...

Oi amiga.Eu já li o livro e é muito bom.Parabéns pelos comentários.Em mimo do meu blog tem a árvore da felicidade para voce.Passe lá.bjitos.nile.

Anônimo disse...

Liliana, o que eu procurava inicialmente era um resumo d' A sombra do vento e tenho que te agradecer profundamente, porque sem a tua ajuda nao teria conseguido fazer o meu trabalho sobre este livro. é um livro com um tamanho considerável e uma história complicada e já me tinha esquecido da maior parte dos elementos do livro. sem ti não teria conseguido a serio! adorei ler o livro, é dos mais embrenhantes que já li! espero ter boa nota :P acho que devias continuar a escrever porque há mais gente do que imaginas disposta a perder um pouquinho de tempo para as tuas palavras!
bjuus, Yue

Unknown disse...

Comprei o livro,to adorando mas precisava de um resumo pra amanha e ainda me faltava algumas paginas para terminar...muuito obrigada,ele é realmente muito bom para se ler!

Paulo Gomes disse...

...o que é mais interessante é, apesar das diferenças que nos assistem a todos nós como pessoas, como é que um livro (A Sombra do Vento), pode provocar sensações tão iguais. Aquilo que escreveste (Anjo Negro) é literalmente aquilo que senti quando acabei de o ler na tarde solarenga dum domingo longínquo de 17 de Dezembro de 2006. Voltei a a reler o livro após visita a Barcelona, e digo-vos... Puro prazer a degustar aquelas palavras.

Unknown disse...

Obrigada pelo resumo. Já tinha lido o livro há uns anos atrás mas não me lembrava de muitas coisas. Agora vou poder continuar a leitura do Jogo do Anjo e em seguido O Prisioneiro do Céu. Obrigada!

Anônimo disse...

o livro é mm muito bom e vale a pena le-lo foi o unico livro q adorei e n gosto muito de ler xb

Anônimo disse...

Muito obrigado ajudasteme bastante no meu trabalho porque ainda me faltavam umas boas paginas(ia na parte em que visitam a jacinta) e gracas a ti safeime!!😜

Esthéfanie Paiva disse...

pra quem leu apenas este resumo do livro ,minha recomendação é de que leia o livro. O resumo de fato esta muito bom , esta me ajudando a estudar o livro para uma prova que farei, nenhum outro fala de tantas informações como este .
realmente gostei, parabéns

Liliana disse...

Espero que tudo corra bem.
Fico contente porque este resumo ja tem tantos anos e já tem andado tanta gente :)

Anônimo disse...

Certamente.

Liliana disse...

Certamente um bom livro ;)

AmiNaMuntiRootz disse...

Obrigado nha nerd jaa mi orientaste u trabalho pa nha Scola stora va fica contenti .. Propzz di Ghetto soldja

Liliana disse...

A quantidade de gebte que este resumo já tem salvo. E os anos que já tem de feito. Continua a ler que vale a pena. Have a nice day ;)

Susana disse...

O melhor libro que li vidrei tanto que o li em 3 dias. De momento tou a começar a lar o labirinto dos espíritos.

Liliana disse...

Olá Susana, também gosto muito dos livros dele. Já li vários. Agora ja nao tenho tanto tempo para ler como gostaria, mas sempre que vejo uma publicação nova dele compro o livro e vou lendo aos poucos.
Também me aconteceu isso. Li o livro em dois ou três dias. Ja nao me recordo bem. 😉

Tudo de bom.

Unknown disse...

Que legal esse resumo! Estou lendo a continuacao e havia esquecido varios detalhes que vc me lembrou! Obrigada <3

Liliana disse...

Já passaram tantos anos desde que escrevi este resumo. Já li mais livros mas este marcou-me não sei se pela a altura que o li. Adorei-o.

Fragmentos Repartidos disse...

Adorei esse livro também. Estou agora em busca de e resumos para poder ler o labirinto dos espíritos. O último que li do Zafon já foi há muitos anos e não me lembro de muita coisa para esta nova aventura. Boas leituras.