terça-feira, 1 de abril de 2008

Antologia do século XX

Sonhos de palavras…
Palavras, esta antologia está cheia delas…
Palavras que descrevem sonhos e vontades...
Palavras simples e duras…

Elas compõem a minha antologia, os meus sonhos escritos, não por mim, mas sim pelos poetas do século XX. E mesmo assim não deixam de ser palavras, esta mera expressão não mostra o valor que elas têm sobre nós…

Se pensarmos bem elas são capazes de nos fazer rir ou chorar, até de nos matar, e no entanto continuam a ser tratadas como algo que não conhecemos mas que usamos constantemente…
Palavras, três sílabas forma esta mera palavra que pode fazer tanto. Ao ouvi-las, lembro-me que ninguém sabe o valor desta arma, arma essa que o Homem tem ao alcance das “mãos”… Sei que não posso fazer nada para que os outros pensem antes de as dizer, mas espero que o tempo se encarregue disso…
Reuni aqui algumas palavras, alguns sentimentos que elas provocam quando não são pensadas, sei que a maior parte deles não se conseguem explicar, mas a poesia pessoalmente com o seu amor, ou sem ele, trata bem desse conceito.

Pois só a poesia consegue chegar aos sonhos, aos sentimentos, a irrealidade do mundo, tal como a prosa, mas não tem a mesma beleza e cintilação da poesia.

Poesia com rima ou sem ela, apenas poesia, teríamos de possuir uma infinidade de sentimentos e de irrealidade para descrever estas duas palavrinhas e o seu conteúdo, poesia e palavras. Assim vamos tentando aproximar-nos a nossa definição e aquilo que conhecemos, mas acreditem a poesia tem muito mais de desconhecido e de beleza.

Vemos isso em cada poema, em cada poeta, que estudamos ou que conhecemos porque numa passagem pela Internet ou por um livro vemos um verso que nos chama a atenção. Além deste “ percalço” teremos muitos outros que não chegaremos a contemplar.

Mas é bom que haja algo de místico nas coisas, tal como na poesia, senão nada teria graça nem beleza ao ser desfrutado, assim tudo seria conhecido nada nos daria prazer ao fazer, nada nos daria vontade de amar loucamente. Perderíamos logo na primeira etapa, no primeiro verso, versos esses da vida.



Esta foi a introdução de um trabalho que eu fiz sobre os poetas do século XX que até pensar que não estava nada de especial mas agora ao ler gostei daquilo que a uns tempos atrás escrevi

Março de 2006



espero que gostem

2 comentários:

claudia disse...

Mas que bela escrita sobre os poetas do século XX que tu tens! Tens muito jeito para isto!

Anônimo disse...

Muito bom esse seu texto !
Parabéns !